Solenidade dos Santos Inocentes

“Ouve-se em Ramá uma voz, lamentos e amargos soluços. É Rachel que chora os filhos, recusando ser consolada, porque já não existem” (Jr 31, 15).

 

“Ouve-se em Ramá uma voz, lamentos e amargos soluços. É Rachel que chora os filhos, recusando ser consolada, porque já não existem” (Jr 31, 15).

Aline Menezes, MI

 

Alô jovens, salve Maria! Dia 28 de dezembro celebramos a solenidade dos Santos Inocentes. Esta festa é comemorada três dias depois do natal e recorda o massacre realizado em Belém, após a vinda do Menino Jesus.

O nascimento do Messias incomoda Herodes e outras autoridades da época. O tirano rei não aceita a ideia de um escolhido por Deus para salvar a humanidade.

O episódio é narrado no segundo capítulo do livro de Mateus e alega a irritação de Herodes com a suposta traição dos magos. Imediatamente, o rei envia tropas pelas redondezas, ordenando que todos os bebês com idade abaixo de dois anos sejam massacrados. 

O Menino Jesus não sofre nenhuma agressão, pois, José recebe alerta do anjo enquanto dormia: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo” (Mt 2, 13)

Assim, diversas crianças foram perseguidas e assassinadas, tornando-se os primeiros mártires da história da Igreja. Eram almas puras, sem pecado, que morreram por causa de Jesus, por isso, são chamadas “inocentes”.

O ódio de um rei insolente foi capaz de provocar tamanha barbárie. Dezenas de famílias desestruturadas: mães, pais e irmãos que passaram a vida sofrendo a perda que seus pequeninos. Hoje, infelizmente, crueldades semelhantes permanecem no mundo.

Em 2017, durante pronunciamento para a Solenidade dos Santos Inocentes, o Papa Francisco pede aos fiéis que rezem pelas almas das crianças vítimas de aborto, fome e exploração.

Quantas vidas são descartadas e impedidas decorrente da maldade humana! Neste mês de dezembro voltemos nossos corações aos pequenos sofredores.

Oremos para que Nosso Senhor, príncipe da paz, faça reinar a bondade na Terra. E possamos, assim como Maria, acolher, cuidar e proteger todos os indefesos, criados por Deus para serem embalados somente com amor! Assim seja, amém.

 

ASSINE A REVISTA CAVALEIRO DA IMACULADA POR APENAS R$ 80 REAIS ANUAL E TENHA ACESSO A UM DOS MELHORES CONTEÚDOS CATÓLICOS DO BRASIL. LIGUE: (61) 3625-1101 OU ENVIE UM E-MAIL PARA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.